Skip to content
8 de março de 2010 / Ocanal

Espetáculo para crianças vira sucesso no boca a boca

A cantora Fortuna, 52, põe Beatles e música clássica para as filhas, de seis e oito anos, ouvirem. As meninas gostam, segundo ela, que confessa: “Mas adoram “High School Musical'”.

Não é fácil fugir do marketing monstruoso desses musicais infantojuvenis enlatados, e as opções nacionais de qualidade para crianças são escassas. Talvez por isso, o boca a boca entre pais e professores leve espetáculos alternativos a se tornarem sucesso de bilheteria.

“Na Casa da Ruth”, criado e protagonizado por Fortuna, já foi visto por mais de 15 mil pessoas no circuito do Sesc, em São Paulo, e em outras oito cidades.

O CD e o DVD do show venderam mais de 25 mil cópias, resultado significativo para qualquer obra no atual mercado brasileiro. O sucesso levou o espetáculo a estrear no último sábado no teatro Sérgio Cardoso (São Paulo). A temporada, que segue nos finais de semana até 25 de abril, conta com o patrocínio da Fundação Nestlé e é a primeira fora do Sesc, patrocinador inicial do projeto.

Fortuna, conhecida por cantar músicas judaicas, teve a ideia de entrar para o mercado infantil enquanto lia poemas de Ruth Rocha para as filhas.

A escritora aprovou, e suas poesias se tornaram canções nas mãos de Hélio Ziskind, compositor da trilha sonora do “Cocoricó”. A primeira fase do projeto foi a gravação de um CD, com a participação do coral infantil do Sesc Vila Mariana.

No final de 2008, o disco virou show, com direção de Naum Alves de Sousa, cujo currículo inclui a criação de bonecos da versão nacional do “Vila Sésamo” da década de 70. Em 2009, a apresentação se transformou em um DVD, com desenhos de Mariana Massarani, ilustradora de livros de Ruth Rocha, e encarte bem-acabado.

“É incrível como esse projeto se propaga, como tem essa divulgação espontânea, do boca a boca. Nós investimos muito pouco em mídia”, diz Fortuna.

Depois de três décadas se apresentando para o público adulto, Fortuna afirma ter começado “uma nova carreira”.
“Através das crianças eu redescobri uma vitalidade diferente. Nas apresentações, quando estou atrás da cortina, começo a sentir aquele burburinho. A comunicação com a plateia infantil é instantânea.”

No palco, Fortuna contracena com o ator Rafael Zolko e é acompanhada por crianças do coral do Sesc Vila Mariana, jovens percussionistas de Parelheiros, bairro de periferia no extremo sul de São Paulo, e um quarteto instrumental.

O espetáculo tem dez músicas inspiradas em poemas de Ruth Rocha, além de canções infantis populares, entre elas “Alecrim”, “Borboletinha” e “Caranguejo Não É Peixe”.

NA CASA DA RUTH
Quando: sábados e domingos, às 16h; até 25 de abril
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo); tel. 0/xx/11/3288-0136
Quanto: de R$ 10 (meia) a R$ 20
Classificação: livre

por LAURA MATTOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: